Pular para o conteúdo principal

M U D A R


Todo mundo em algum momento pensa em mudar de vida, de rotina. Não tem sequer uma pessoa, por mais pacata e acomodada que seja, que um dia não acorde com uma vontade imensa de mudar, seja referente ao que for.

Mudar os móveis de lugar, mudar a cor das paredes, uma reforma, ou mudar de casa. Trocar de carro ou comprar um, comprar uma moto, ou abandonar qualquer coisa movida por motor para se locomover de bicicleta por aí. Mudar a cor dos cabelos, cortá-los, fazer um novo penteado,  emagrecer, engordar, ou mudar de estilo de vez. Mudar de emprego ou mudar definitivamente de área de atuação, fazer um outro curso, ou arriscar-se empreender. Mudar de namorado (a), apaixonar-se, desapaixonar, conhecer gente nova, casar, descasar, aumentar o ciclo de amigos, afastar-se de quem percebe-se não ser amigo de verdade, ser mais amigo (a) dos nossos amigos. Ter um filho, cuidar mais do (s) filho (s) que já se tem, ou decidir nunca ter um. Fazer um esporte, melhorar a alimentação, cuidar-se mais, ser voluntário (a) ou simplesmente relaxar e não exigir mais tanto de si próprio. Fazer uma viagem ou passar a vida viajando, mudar de cidade, ou quem sabe ser nômade. Dormir mais ou dormir menos. Divertir-se mais ou simplesmente deixar um pouco de lado os excessos. Ser mais responsável, ou não ser responsável ao extremo. 

São inúmeras as razões que estimulam este desejo de mudança, em cada mente um universo cheio de planos arquitetando alterar alguma coisa, ou, transformar absolutamente tudo. Em cada coração reside um forte anseio pelo novo,  pelo desconhecido, mas o MEDO e a insegurança paralisam a maioria de nós.  Quase todo mundo quer mudar, fala em mudar, mas não tem coragem para uma mudança real. A rotina é medonha, enfadonha, massacra, retira de nós tanta coisa que nem percebemos, inclusive a força pra tentar modificar  o que quer que seja, arrasa nosso senso criativo. Em contrapartida, como é  delicioso o sabor de alterar as coisas, da pequena à mais extrema mudança, e como é enriquecedor o prazer do novo, de experimentar. Não sei se tenho menos medo que a maioria, mas minha necessidade de mudar é constante, tão necessária que transformo desejo em ação, e o que me move na maioria das vezes são idéias antagônicas. Loucura?? Talvez. 

O que sei é que ando pensando em mudanças radicais e não ficarei apenas no plano das idéias, das aspirações, vou encher meu peito de coragem e (re)inventar a minha vida. Porque ela sempre se renovou, como toda vida se renova, com a ação natural do tempo, com cada fase vivida, com a evolução de nós mesmos. Mas o que quero agora é algo além do processo de mutação que é inerente à vida e ao ser humano, quero mudar por decisão e agir para que isso aconteça, redefinir rumos, ter consciência de tudo que está sofrendo mudanças, mudar porque quero e não porque a vida me levou a mudar. E o critério não é retirar apenas o que é rotineiro, mas refazer tudo, ter uma nova rotina que não consiga rotinizar-se.  Transformar tudo ao meu redor e como uma "muda" cheia de vida desabrochar, encontrar o meu lugar pra crescer... 

Comentários

  1. Muito bom! Me identifiquei total, pois não suporto mesmices e ando em busca de mudanças, mas a principal delas é a interior para que sejamos capazes de somente atrair o positivo e a felicidade pra gente. Ahhh sim o medo do novo faz parte do ser humano, mas não podemos permitir que ele nos paralise, pois esse faz mal porque pode trazer a estagnação e essa a gente manda pra bem longe.
    Seja feliz, no final das contas isso que é o fundamental!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Amiga, muda tudo...tudo!
    Mas nunca mudes a tua maneira de ser, a tua personalidade, a tua forma de amar tudo o que te rodeia, não te mudes...pois isso não era uma mudança, era seres outra pessoa!
    E eu gosto desta...a Kenia!
    ;-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. mudar é bom demais, recarrega as energias e se for o visual melhor ainda

    ResponderExcluir
  4. Mudar é sempre bom! E que seja sempre para melhor!
    Embora como dizes, a maioria sentem-se atrofiada pela rotina diária... e vai ficando!

    Beijos
    Angel

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você, Kênia. Nossos medos decidem nossas vidas, muito mais que nossas ações. Infelizmente. Evocê como sempre brilhante. Sou seu fã,menina. Escreve muito bem e tem ampla visão. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Por falar em mudança,seu blog arrasou que lindo!!!
    Tá showwwwwwwwwwwwwwwwwwwww.
    Como vc está minha bela?
    Mudanças são bem vindas quando necessárias e quando temos disponibilidade para tal.
    Um beijo flor.
    Saudades minha linda.

    ResponderExcluir
  7. «Todo o mundo é composto de mudança»...

    É uma delicia ter-te!

    BeijO
    AL

    ResponderExcluir
  8. Menina, que loucura, adorei o texto, rsrsrs, te desejo toda a força deste mundo, bem, toda não, deixe um pouquinho para mim, para que realize sua mudança, tudo de bom, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Mudar é compulsório não tenha dúvida. Agora você me fez lembrar uma música dos Scorpions que gosto muito. Wind of changes. Ventos de mudanças para nós!!!
    beojos

    ResponderExcluir
  10. Estava com saudades de suas belas palavras intensas e impulsivas...
    beijoks
    Aryane Pinheiro
    Brilho da Lua

    ResponderExcluir
  11. Aproposito adorei o novo visual...bjks

    ResponderExcluir
  12. Kenia, meu anjo, eh vdd, em nossa mente passa tantos planos de mudancas, pq a rotina eh msm horrenda, enfadonha como vc descreveu, mas o medo, este de fato nos paralisa. Acho q todo ser humano, em maior ou menor grau, tem um certo medo de situacoes novas, das coisas naum darem certo. Sabe, mtas vzs nos optamos pelo comodismo pq mtas vzs o comodismo naum nos leva a correr riscos e naum nos leva a situacoes q possam nos decepcionar, mas ao msm tempo, acomodar-se naum eh viver.
    Naum sei exatamente q tipo de mudancas vc quer fzer taum radicalmente em sua vida, mas eu apoio de qlquer maneira, principalmente qro q tenha coragem, pq pelo visto, sera o melhor pra vc e pra vc, eu desejo sempre o melhor ruiva linda. Te amo.

    ResponderExcluir
  13. O ser humano tem uma inquietação que o movimenta e possibilita novas oportunidades.
    Gostei de seu espaço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Kenia,

    É a primeira vez que aqui comento. Gostei da sua forma de pensar relativamente ao destino e ao rumo. A nossa insatisfação inerente à nossa condição humana provoca-nos este desassossego. Querer mudar coisas, das mais pequenas e estéticas, às maiores, quepodem mudar o rumod e uma vida. Uns são mais pacatos, mais reticentes às mudanças, outros como você, não se conformam. E é bom pensar dessa forma. Acho que quem mais pensa sobre as mudanças e o rumo é quem mais ama viver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se ao me ler, um impulso te trouxer algo à mente ou ao coração, escreva...

Postagens mais visitadas deste blog

Metonímia

Abre esse caminho Não temas tua sorte Se recusa-te a sabê-lo Morte Abre esse caminho Singular são os rumos Se te agarras ao passado Furto Desbrava teu ser Há muito mais de ti a contemplar Se te acende a alma Ide buscar Corre tal qual guepardo faminto Que a vida quer te alimentar Se a fome te entorpece Vá Clareia tua passagem Sonhos não são miragem Se é de vera teu sentir Galgue Não te permitas estática Tem beleza na partida Se floreia tua mente Vida!

Dela, ela

Essa menina aposta alto Rapidamente vai da nuvem ao chão Cheia de desejos que vão e vem Que flutuam entre o máximo E o quase nulo Ela é vulcão em erupção Essa menina entrega-se inteira Se declara sem moderação Expande tudo que há em si Mas recolhe-se na ausência de emoção Porque ela é clamor de um corpo É pássaro em migração E o grito de uma mente Que não quer viver em vão Ela foi Ela é Muito além do que percebe a visão Exalta tudo que representou e viveu Tem em si magnetismo Disso tem convicção Mas o mais valioso de tudo E disso não abre mão É saber que é força motriz De um outro coração.

Meu lamento

A dor está aqui, não posso negar, não quero fingir, nem desacreditar. A dor é real, ela me fala de ti... e contempla a ausência que tento ignorar. Há uma lágrima que paira em minha agonia, na ansiedade de te querer falar, mas eu a detenho com o desmedido esforço de quem busca não se entregar. Dou ouvidos à minha razão, à intuição que cansou de avisar. Já nem é o que fez ou não fez Mas a tua maneira de lidar. Da (minha) entrega que não mais terás ao manuscrito que doeu rasgar o que lacera meu peito agora É tu teres tirado a grandeza Da conexão mais linda de almas que o universo tentou ligar...