Pular para o conteúdo principal

Rebeldia (confusa?? )

Às vezes tudo fica meio sem nexo. E eu me pergunto, o que dá sentido à vida?
Não gosto de me sentir limitada e já faz um tempo que a visão está turva.
Não, não me venha com respostas prontas me dizendo o que faz a vida valer a pena, porque não é o que se sabe, é o que se sente...a consciência nem sempre é a mola mestra.
Então isso não só envolve o presente, compromete o futuro, a esperança pode ficar escassa. O que se faz sem sentido e sem esperança?? 
Não, não, não sou pessimista e nem frustrada, mas acho que meu mundo ficou pequeno e meu "eu" espalhou-se, ganhou tamanho e dispersou...quando exatamente isso aconteceu eu não sei, mas começo a lembrar de que faz sentido quando dizem que "é mais fácil ser feliz na ignorância". Os anos passaram e a experiência me trouxe doces a amargas certezas, fortes e perenes dúvidas.
É como uma guerra pela hora boa, o dia legal...e nessa inconstante forma de sentir a vida, pedaços são deixados ao chão, enquanto outros são incorporados ao que somos.
Felicidade!? Tema unânime entre filósofos, estudiosos, religiosos e de gente comum. Talvez a maior busca, a maior incógnita. É mesmo possível ser feliz ou apenas ter momentos felizes? Mas nem era disso que eu estava falando (um flash invadiu meu texto), até porque esta questão nunca me tirou o sono. De que me importa saber o que é a felicidade de fato? Volto a dizer, não é o que se sabe, é o que se sente, quero senti-la, teorizar sobre ela não é meu objetivo de vida.
Escrever tudo isso resolve?? Hoje estou questionando até a minha melhor terapia, minha mais expressiva forma de extravasar...
Na verdade nem sei bem ao que me rebelo, ou se a esta altura do texto eu saiba exatamente porque ele começou. O que sei é que assumo este tom quando as coisas não estão como eu gostaria que estivessem, não por algum dia ruim ou alguma situação isolada, mas é sempre fruto de uma reflexão.
Não tenho dúvidas sobre o que sou, talvez sobre o que quero. Sempre tive maior orgulho das minhas convicções e sempre dei a cara pra bater por elas...mas hoje, especialmente hoje, as coisas ficaram menos densas. Mais tarde é um dia novo, gosto de acreditar que ao amanhecer as coisas terão novo ritmo, nova cara, por mais ingênuo que pareça...também não sei se farei algo pra mudar tudo (é claro que eu sei que só este é o caminho), a única coisa que sei agora é que pra viver é preciso ter coragem!!! Não a coragem de atos heróicos e dignos de divulgação, mas a coragem do dia-a-dia, de um amanhecer a outro, nas coisas pequenas e nas grandiosas, a coragem de ser e assumir tudo aquilo que realmente somos...

Comentários

  1. Se pudesse deixar algum presente a você deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos
    A consciência de aprender tudo
    o que foi ensinado pelo tempo afora
    Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
    A capacidade de escolher novos rumos.
    Deixaria para você se pudesse
    o respeito àquilo que é indispensável.
    Alem do pão o trabalho
    Além do trabalho ação
    E, quando tudo mais faltasse um segredo.
    o de buscar no interior de si mesmo
    a resposta e a força para encontrar a saída"

    Bom dia

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Em todos as três ou quatro postagens suas, percebi questionamentos. Gosto muito de gente que questiona. Sobre o mais novo quero dizer que o que sente é passageiro, todos temos essa sensação às vezes. Sobre a felicidade, tem uma música antga que diz. "Felicidade não existe. O que existem na vida são momentos felizes". Parece meio breguinha,né. Mas eu concordo. ssim como a infelicidade també, não existe.Portanto vivamos com intensidade e apego os bons momentos. Os maus momentos, se vierem, também nos ensinam muito. Meus parabéns mais uma vez.Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. "O passado está morto; o futuro é imaginário; a felicidade só pode ser no eterno momento do agora."

    Vamos vivendo cada momento como se fosse o ultimo, e vamos tendo momentos de pura felicidade.

    Acredito, que aqueles momentos de felicidade que tanto desejamos, também advirão!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá..boa semana.
    Obrigado pela visita!
    Gosto dos teus textos,ainda mais sendo nova, és profunda.
    Este sentimento que tens acredito ser de ser um "estranho no ninho."
    É um sentimento de estranheza com o mundo,algumas pessoas se contentam com tudo;outras são rebuliço de alma.
    Lê o Lobo da Estepe,de Herman Hesse.
    Acha a tua tribo,pessoas que sentem esta estranheza,este gostar da filosofia de butequin.
    O fútil cansa...
    BEIJOS DA CRIS

    ResponderExcluir
  5. Te respondendo em ordem...

    1 - Aqui que você identifica, seja um sorriso, uma flor e até o chor (pois vai depender do teu estado de espirito).

    2 - Bem, talvez inexistência, algo nem é a tristeza e nem alegria.

    3 - Felicidade com estado constante não existe, mas deslumbres dela (minha opinião).

    4 - Penso que sim, mas desde que procuremos no lugar certo, o que é certo para nós e não o que achamos certo.

    5 - é o teu ideia que te completa, mas é váriavel de acordo com o teu estado do humor.

    6 - Penso quem sim, pois pelo menos te alivia.

    Agora, para finalizar, bom texto.

    Fique com Deus, menina Kênia Araújo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. - nós proprios damos sentido á nosso vida !
    - beijinhos queridaa :)

    ResponderExcluir
  7. Questionamentos que nos fazemos todos os dias...são eles que nos impulsionam... Às vezes me questiono sobre a realidade e fico com calafrio na espinha!
    Quanto a tua pergunta no meu blog, ainda não tenho uma resposta hj...mas sinto que é hora de fechar a página.

    Um beijo no teu core.

    ResponderExcluir
  8. Amiga, mais um texto que eu me sinto autora... eu queria dizer isso, fazer essas perguntas... ou melhor...eu sempre faço isso.
    Um dia a gente vai ter tudo isso.
    bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Adorei tua rebeldia! Tu sabe né Kenia que esses momentos de "confusão" são ótimas fontes de aprendizado! Uma explosão filosófica! Haja vistas as palavras profundas que de ti li agora - e concordo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde minha querida.
    Posso te dizer uma coisa?
    Tens personalidade,creio q resume tudo.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. Poxa minha querida vc está dodói?
    Fiquei triste,mas se cuida ok.
    Vai passar minha menina.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  12. "Não procures, Leuconoe, - ímpio será sabê-lo -
    que fim a nós os dois os deuses destinaram;
    não consultes sequer os números babilónicos:
    Melhor é aceitar! E venha o que vier!
    Quer Júpiter te dê ainda muitos Invernos,
    quer seja o derradeiro este que ora desfaz
    nos rochedos hostis ondas do mar Tirreno,
    vive com sensatez destilando o teu vinho
    e, como a vida é breve, encurta a longa esp'rança.
    De inveja o tempo voa enquanto nós falamos:
    trata pois de colher o dia, o dia de hoje,
    que nunca o de amanhã merece confiança."

    Horácio, "Odes".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se ao me ler, um impulso te trouxer algo à mente ou ao coração, escreva...

Postagens mais visitadas deste blog

Metonímia

Abre esse caminho Não temas tua sorte Se recusa-te a sabê-lo Morte Abre esse caminho Singular são os rumos Se te agarras ao passado Furto Desbrava teu ser Há muito mais de ti a contemplar Se te acende a alma Ide buscar Corre tal qual guepardo faminto Que a vida quer te alimentar Se a fome te entorpece Vá Clareia tua passagem Sonhos não são miragem Se é de vera teu sentir Galgue Não te permitas estática Tem beleza na partida Se floreia tua mente Vida!

Dela, ela

Essa menina aposta alto Rapidamente vai da nuvem ao chão Cheia de desejos que vão e vem Que flutuam entre o máximo E o quase nulo Ela é vulcão em erupção Essa menina entrega-se inteira Se declara sem moderação Expande tudo que há em si Mas recolhe-se na ausência de emoção Porque ela é clamor de um corpo É pássaro em migração E o grito de uma mente Que não quer viver em vão Ela foi Ela é Muito além do que percebe a visão Exalta tudo que representou e viveu Tem em si magnetismo Disso tem convicção Mas o mais valioso de tudo E disso não abre mão É saber que é força motriz De um outro coração.

Meu lamento

A dor está aqui, não posso negar, não quero fingir, nem desacreditar. A dor é real, ela me fala de ti... e contempla a ausência que tento ignorar. Há uma lágrima que paira em minha agonia, na ansiedade de te querer falar, mas eu a detenho com o desmedido esforço de quem busca não se entregar. Dou ouvidos à minha razão, à intuição que cansou de avisar. Já nem é o que fez ou não fez Mas a tua maneira de lidar. Da (minha) entrega que não mais terás ao manuscrito que doeu rasgar o que lacera meu peito agora É tu teres tirado a grandeza Da conexão mais linda de almas que o universo tentou ligar...